Suplementação para crianças

Um dos maiores desafios, na rotina dos pais e responsáveis, é manter uma alimentação rica e saudável de suas crianças. Somos acostumados a ver os pequenos com algumas resistências, principalmente se o pratinho está cheio de “matinhos”. Numa realidade onde fast foods e alimentos industrializados tomam conta da alimentação de muitos, a variedade de frutas, verduras, legumes e proteínas é deixada de lado.  

É como dizemos: pena que crescem tão rápido! É no ritmo desse crescimento acelerado que as crianças precisam, cada vez mais, de macro e micro nutrientes essenciais para sua evolução. Por conta disso, os menores representam um grande grupo de risco para a deficiência dessas substâncias.

Separamos os 4 suplementos mais indicados para crianças manterem uma vida saudável:

ÔMEGA 3

Uma das maiores fontes de ômega 3 é o peixe. Como os brasileiros costumam consumir outras carnes em suas casas, a dieta acaba se tornando um pouco deficiente dessa substância. O ômega 3 é composto pelo DHA e possui ligação direta com o bom funcionamento do nosso cérebro.

A suplementação de ômega 3 para crianças pode melhorar a aprendizagem, alfabetização, atenção e concentração. Para os pequenos, existem opções de suplementos líquidos ou em capsulas mastigáveis com sabores. A concentração é específica para esse tipo de público.

VITAMINA C

Criança ama brincar, correr, se sujar, interagir com outras crianças e se divertir muito em ambientes externos. Isso acaba deixando-as mais suscetíveis ao desenvolvimento de gripes e resfriados.

A suplementação de vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ajuda também na síntese de colágeno, necessária para a cicatrização de machucados bastante comuns na infância.

É facilmente encontrada na forma de gomas e balinhas, facilitando sua ingestão.

VITAMINA D

O cálcio é extremamente importante para o crescimento e saúde dos ossos na infância. A vitamina D se relaciona com o processo de absorção de cálcio, contribuindo com a saúde óssea. A deficiência dessa vitamina, por outro lado, pode acarretar retardo de crescimento, anormalidades ósseas e maior risco de fraturas na vida adulta.

Os alimentos do nosso dia-a-dia não fornecem boas quantidades de vitamina D. A ativação dessa vitamina no organismo ocorre, em maior escala, quando estamos tomando sol. Para não ficarmos dependente da exposição solar, a suplementação dessa vitamina é uma ótima opção.

Também é encontrada em forma de gomas para facilitar a ingestão dos pequenos.

MULTIVITAMINICOS

Sabemos como é difícil manter, diariamente, uma alimentação farta em nutrientes para as crianças. Elas passam por períodos de recusa alimentar, preferindo alimentos com baixo teor de micronutrientes ou até mesmo fazendo a famosa “birra” na hora de comer.  

Para ajudar o fornecimento de vitaminas e minerais essenciais para o crescimento, podemos utilizar multivitamínicos. Existem cápsulas saborizadas de fácil consumo e aceitação pelos pequenos.

Com essas dicas, as crianças poderão crescer fortes e saudáveis, ainda que com algumas resistências na hora de comer os temidos legumes e verduras. Com a presença dos suplementos, as deficiências são sanadas. Mas lembrem-se, quanto mais colorido o prato, melhor para os pequenos. Uma rotina rica em alimentos nutritivos é muito importante!

Por: Thais Souza (@thaissouza.nutricionista) – Nutricionista parceira da BioMundo