Tensão pré-menstrual: alimentos que ajudam aliviar os sintomas

Chocolate 70% cacau, brócolis e banana são alguns dos alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da alteração hormonal feminina.

Segundo estudos feitos pela Universidade Federal de Campinas, a tensão pré-menstrual (TPM) é um problema que atinge cerca de 70% das mulheres no Brasil. Mudanças no humor, dor de cabeça, cólicas, inchaço, desânimo, incômodo e irritação são os sintomas mais comuns, sendo que pode atingir mulheres de todas as faixas etárias. Porém, é mais comum entre 20 anos e 40 anos.

Durante a fase lútea, que é a terceira e última etapa do clico menstrual, ocorre uma queda na circulação de serotonina, hormônio que atua no cérebro regulando o humor, o sono, a sensibilidade e o apetite. Os sintomas podem ocorrer todos os meses; no entanto, isso não é regra. O tempo dependerá de cada mulher. Para se ter ideia, há mulheres que a TPM se inicia uma semana antes, dez dias antes ou até duas semanas antes.

Aliada à saúde e à prática da alimentação balanceada, separamos uma lista de alimentos ricos em vitamina A, aminoácidos e proteínas, que quando consumidos durante a TPM podem contribuir para equilibrar os hormônios. Confira a seguir:

BRÓCOLIS

O Brócolis é um vegetal recomendado para o consumo por ser rico em vitamina A, cálcio e proteínas que ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Além disso, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, prisão de ventre e aumenta as defesas do organismo.

BANANA

Fruta rica em vitamina B6, que produz parte da serotonina, além de carboidratos e minerais que contribuem com diversos benefícios para a saúde, como energia, saciedade e bem-estar. Além do mais, auxilia no bom humor e na melhora do sono. 

CHOCOLATE 70% CACAU

Neste período também é recomendado o consumo moderado do chocolate, principalmente, o que possui 70% cacau, pois contribui diretamente para a circulação sanguínea, aceleração do metabolismo e aumento do colesterol positivamente.

Gostou das dicas? Coloque em prática na próxima vez que sentir incômodo durante a TPM e também avise a sua amiga. Dica boa é dica compartilhada!

Como emagrecer com saúde?

Sabe aqueles quilinhos a mais que tanto nos incomodam!? Algumas estratégias podem ser adotadas para perdê-los com saúde.  Já é do nosso conhecimento que uma

Ler mais